Semelhanças e Costumes
Góticos, mais do que qualquer tentativa de definição são ricos em características.
Suas vestes não são apenas roupas ou maquiagens vazias e sem sentido, mas uma maneira de se expressarem como crítica observação da sociedade.
É uma estética artística em suas vestes, pois a arte é estética.
Costumes Não quero aqui ditar moda alguma, apenas mostrar pontos em comum que existem entre as pessoas e não regras a serem seguidas.
Muitos se vestem dessa forma, mas o conteúdo interior, a postura pessoal, os interesses podem passar longe da essência de ser gótico.
Apenas tento descrever alguns trajes mais usados nos ambientes góticos ou alternativos no Brasil e, mais especificamente, em São Paulo.
Roupas pretas sempre são as mais freqüentes; algumas vezes misturam-se com branco, vermelhas são também usadas, mas não tão comuns.
No dia a dia geralmente as cores escuras prevalecem.
O estilo gótico tende a ter muitas vezes uma pitada de andrógino, onde alguns gostam de vestir peças de roupas femininas, como saias por cima das calças, desafiando barreiras sociais; para isso é preciso ter uma mente aberta.
Pele muito clara, pois a palidez é esteticamente agradável, como os vitorianos, dando um ar de nobreza. Bronzeados do sol? Nem pensar.
Cabelos pretos, realmente é o mais usual, vermelho, ou purpúreo são bastante comuns.
Maquilagem preta e branca, batom preto, unhas pretas.
Olhos bem contornados e marcados de preto. Há também os que aderem às lentes de contato com aparência especial.
Fetiche - couro, látex, p.v.c., borracha e vinil são usados nas vestes, como em jaqueta de couro, coletes, calças, saias e assessórios - gargantilhas e outros.
Os tecidos de veludo são muito apreciados mas os leves que flutuam são igualmente muito usados.
Camisas de poeta -- algumas com jabeau por volta dos pulsos e do colarinho, rendas, detalhes delicados (elas são normalmente brancas), ou uma tira de tecido amarrada em torno do pescoço
Casacos - Longos (sobretudo) Capas no estilo ópera .
Assessórios - Sempre prateados ou pretos, prata , muita prata, correntes, penduradas nas roupas ou nos coturnos, fivelas; broches, muitos anéis, brincos, camafeus, gargantilhas e pulseiras de couro com spikes ,de tecido, semi jóias com pedras.
Pingentes como ankhs ou cruz de ansata , , pentagramas , olho de horus,
cruzes cristãs e pagãs
Saias longas e amplas, pesadas ou leves, saias curtas ou do tamanho longuete e mini- saias
Blusas geralmente com colo de fora, transparentes, mangas largas
Golas altas com apliques rendados criam uma atmosfera do romantismo
Nos pés - coturno para homens e mulheres, e muitas vezes botas de plataforma ou saltos altos para as mulheres; meias femininas são vistas freqüentemente do tipo arrastão ou lisas e sempre pretas
Luvas curtas ou longas são muito usadas no inverno
Leques no verão ajudam a ñ borrar a maquilagem
As mulheres vestem-se com uma feminilidade incrível
Bolsas delicadas, geralmente pequenas, lisas e sempre pretas -- às vezes com símbolos de cruzes, morcegos, caixões, aranhas , bordadas a mão ou algum objeto aplicado
Tatuagens e piercings -- (depende da pessoa) a maioria os tem mas não tanto como os punks, por exemplo.
mais agumas coisa para comprementar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário